A produtora alemã TVN emprega a tecnologia GhostFrame, sincronizando a câmera de estúdio Sony HDC-5500 com um videowall LED, para criar vários cenários virtuais com uma única câmera e uma configuração técnica simples. A câmera de estúdio HDC-5500 da Sony, com um sensor CMOS 4K de 2/3 polegadas e tecnologia de obturador global, permite uma integração perfeita entre o videowall LED e a gravação com câmera em alta frequência de quadros de 200 fps.
Julian Rössig, Chefe de Vendas da TVN, afirma que “a ideia por trás do nosso estúdio TVN XR+ era criar um projeto emblemático. É um estúdio de ponta, tanto em termos técnicos quanto nas opções para nossos clientes”.
O inovador estúdio de realidade estendida vincula elementos de produção reais e virtuais para permitir novas e poderosas possibilidades de visualização. Um destaque das instalações emblemáticas de Hannover é um videowall LED GhostFrame de 28 metros quadrados, criado pela AGS AG, que serve como fundo virtual para pessoas e outros objetos físicos que estão à frente da tela. O sistema GhostFrame divide de forma inteligente cada quadro de produção em “cortes” de subquadros sequenciais. Cada um deles pode levar uma peça de conteúdo de vídeo independente.
Oficialmente certificada pela AGS AG para uso com o sistema GhostFrame, a câmera de estúdio HDC-5500 da Sony, que foi atualizada recentemente, agora possui um modo de alta frequência de quadros que permite gravar a 200 fps. Assim, são gerados quatro canais de vídeo diferentes em qualidade UHD nativa por meio de 12G-SDI.
O sistema GhostFrame permite que sejam exibidos sequencialmente até quatro fundos virtuais no videowall LED, com uma frequência muito maior do que o olho humano pode perceber. A HDC-5500, sincronizada com o videowall, pode capturar seletivamente um desses “cortes” enquanto ignora os outros subquadros. Qual é o resultado? É necessário apenas uma câmera para produzir simultaneamente material de vídeo com vários fundos alternativos que se adequam a diferentes requisitos, sem a necessidade de compor ou sobrepor nada na fase de pós-produção.
Uso do obturador global
“A Sony foi fundamental na evolução do GhostFrame”, afirma Peter Angell, CEO da AGS AG, a empresa por trás dessa tecnologia inovadora. “Isso se deve ao fato de que a linha de modelos de câmeras da Sony possui características muito particulares que usamos bastante”. Como explica Peter, a tecnologia de obturador global da Sony presente na HDC-5500 permite sincronizar de forma muito precisa a câmera e o videowall LED: “isso significa que podemos filtrar as imagens que queremos e as que não queremos, com muito pouco ou nenhum vazamento entre elas”.
“Nos últimos dois ou três anos, não teríamos avançadotão rapidamente no desenvolvimento do GhostFrame como está agora sem a ajuda e contribuição da Sony”, comenta Angell. “Não apenas em termos de fornecer o equipamento da câmera, mas também em ouvir nossos comentários e desenvolver os produtos para que funcionem ainda melhor com nossa tecnologia”.
Markus Osthaus, CEO do Grupo TVN, acredita que “o estúdio XR+ é uma solução muito boa para nossos clientes”.
O estúdio de realidade estendida XR+ da TVN também conta com o mixer de produção ao vivo XVS-G1. O XVS-G1 de última geração apresenta uma arquitetura híbrida inovadora, que combina a estrutura de processamento de vídeo da aclamada família de mixers XVS da Sony com um módulo de gráficos e efeitos opcional baseado em GPU. A produção HDR também é suportada pelo fluxo de trabalho SR Live da Sony e várias opções de conversão de formato HDR.